top of page







História e Espiritualidade
História da FSVP “A questão que hoje agita o mundo é social. É uma luta entre quem não tem nada e quem tem de mais. É um violento confronto de opulência e pobreza que sacode o chão sob nossos pés. Nosso dever como cristãos é nos lançarmos entre estes dois campos para realizar pelo amor o que a justiça por si só não pode fazer ”.
 
Essas palavras, ditas em 1834 pelo fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, Frederic Ozanam, permanecem precisas no mundo de hoje.
 
Frédéric tinha 20 anos quando começou a Sociedade com vários amigos em Paris em 23 de abril de 1833. Ele fez essa declaração definitiva um ano depois. Ele abrange o ethos espiritual da Sociedade e seu foco em trabalhar pela justiça social.
 
O nome de São Vicente de Paulo foi escolhido para a nova Sociedade como seu padroeiro. Desde o início, a Sociedade favoreceu uma abordagem prática e direta para lidar com a pobreza.
 
Frederic Ozanam estabeleceu a instrução de que os membros SVP devem dar de si mesmos, com seu tempo, talentos e recursos para ajudar os pobres:
 
“O pobre é uma pessoa única criada por Deus com um direito inalienável ao respeito”, disse ele e instruiu os voluntários SVP: “Você não deve se contentar em ajudar os pobres a superar a crise da pobreza. Você deve estudar sua condição e as injustiças que causaram tal pobreza, com o objetivo de uma melhoria a longo prazo. ”
ozanan.jpg
bottom of page